homenagem a jorge ben jor

Atualizado: Mar 30

Até quem não gosta muito de pagode deve lembrar algum dos hits do Raça Negra, Só Pra Contrariar, Os Morenos ou Katinguelê. Todos esses grupos estão no setlist do Fica Comigo, que teve um trabalho extenso de pesquisa musical durante sua idealização.




“Eu ouvi entre mil e quinhentas a duas mil músicas. Fiz um trabalho bem profundo de repertório. Também procurei evitar algumas letras que falassem de amor perdido e escolhi as que tratam do amor que ainda vai se conquistar”, explicou Alexandre Pessoal, cantor do Fica Comigo.

Para criar o bloco, Alexandre teve a ajuda do mesmo empresário do Samba de Santa Clara, André Gaspar. “Existe um passo a passo a ser seguido. Primeiro, é preciso enviar ofícios e pedir permissão à Prefeitura do Rio, que tem uma tendência a não aceitar blocos novos, porque a cidade já tem mais de 400. Depois, negociamos o local do desfile e ganhamos a missão de iniciar o novo circuito do carnaval de rua, na orla da Barra”.

Um bloco não de faz só de música, ritmistas e foliões. Além da burocracia, pensar na parte financeira é essencial, afinal os organizadores precisam arcar com aluguel de carro de som ou montagem de palco, contratar responsáveis pela organização do desfile e, por muitas vezes, alguns músicos são pagos.



Alexandre Pessoal, como era conhecido, ou Gugu para os íntimos. Era vocalista da banda trilogia, vocalista e idealizador do bloco "Fica Comigo". E se apresentou algumas vezes ao lado do pai Erasmo Carlos.

Gugu veio a falecer no dia 14 de maio de 2014 depois de uma semana internado. Em decorrência de um acidente de moto.


O show não pode parar, bicho. Eu e meus filhos trabalhamos com música e temos um pacto: Oque acontece com um não pode impedir os outros de seguir em frente.

(Erasmo Carlos)



"Vai filho, canta... Porra Gugu, para de doce e vem dar uma canja... Para filho, o show é seu ra, ra, ra... Tá filho, tá bom, manda aeee... Te amo e nunca mais vou te deixar amor, eram partes do que vc me deu. Mas hoje eu guardo tudo na janela do meu quarto e finjo que nada aconteceu... E quando o filme acaba na verdade só nasceram detalhes de uma história entre vc e eu.

Rio de Janeiro - Brasil

Bloco Samba de Santa Clara - Carnaval do Rio de Janeiro Brasil em homenagem a Jorge Ben Jor